segunda-feira, 27 de junho de 2011

Saúde Mental (Cap. 10)

No estágio de saúde mental nós temos 2 opções, rir ou chorar. Eu optei por rir, vou explicar melhor. A mente humana é muito complexa e na sua fragilidade mais complexa ainda. Nós chegamos no campo de estágio sem nenhuma experiência com a doença mental, nos soltam dentro de um hospital especializado no assunto, trancam as portas e.... "se virem, coloquem na prática o que vocês aprenderam na teoria", ok, tudo bem, daria até certo se estívessemos tratando de pessoas mentalmente saudáveis, mas não é bem assim.... ou vocês pensam que é fácil cuidar da Madona, do Pelé, do Lula...é, essas foram algumas celebridades que eu encontrei no hospital psquiátrico. Tinha um samurai que pra conseguir chegar até ele, tinha que treinar golpes de defesa ou você seria seriamente machucada, até que ele reconheceu em mim um amigo antigo, o Jack Jan (nunca pensei na minha vida que um dia eu seria o Jack Jan), foi então que o samurai intocável conseguiu ser tratado, não foi fácil, todo dia tinha que simular uma luta.

De um paciente para o outro quanta diferença, saia o Jack Jan e entrava a Carla Perez, é porque o segundo paciente era o Xandy e eu consequentemente, Carla. Todo o meu lado atriz teve que ser revelado e pacientemente trabalhando para que os pacientes entendessem suas reais personalidades, trabalhando em mim também porque chegar em casa achando que era estrela estava ficando até comum...rsrsrsrs.

Tudo isso acontecia num pátio, na hora do lanche, portões trancados, só os estudantes e os pacientes. Uns querendo correr de medo, outros escondidos e outros de olho no portão pedindo a Deus pra o plantão terminar, me refiro aos estudantes é claro, porque para os pacientes era indiferente nossa presença lá.

Mais uma etapa difícil  e encantadora vencida, cheguei a conclusão que atuar não é meu forte. Foi um estágio rico no que diz respeito a mente humana, um pouco tenso, até porque tudo é muito novo. Sobrevivi... de médico e louco todo mundo tem um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário